SOS INFORMATICA
RIO BRILHANTE

Assistência Social de Rio Brilhante alinha estratégias e ampliação dos serviços

Os desafios são abrangência dos programas socioassistenciais diante da atual estrutura organizacional e trabalho

28/01/2021 07h38
Por: Redação
Fonte: Da Redação

Seguindo as determinações do prefeito Lucas Foroni, quanto ao planejamento das pastas públicas, a Secretária de Assistência Social, Denise Alessio, após visitas nas áreas e encontros com as equipes técnicas, reuniu-se com a Gerente de Desenvolvimento de Ações Comunitárias Alcimara Cardoso e a Gerente de Benefícios e Serviços Assistenciais Euélica Ramos, oportunidade em que deliberaram sobre  programas e projetos que promovem o desenvolvimento social, a geração de emprego e renda, o combate à pobreza e à violação dos direitos.

A Assistência Social por meio das 3 unidades de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e de 1 Equipe Volante visa assegurar os direitos sociais do indivíduo e da família vulnerabilizada ofertando o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No CRAS os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para participação em programas sociais. As 3 unidades da Casa do Idoso Solitário e o “Conviver” também são vinculados a esta Secretaria.

Tem-se ainda o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que oferta os Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco pessoal e social por violação de direitos. A Assistência Social também oferta Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade com uma equipe para atendimentos às crianças, adolescentes e idosos acolhidos em instituições parceiras e municipais, como a Casa Lar e a antiga Residência Protegida que foi municipalizada no ano de 2020.

O Conselho Tutelar, cuja finalidade é zelar pela promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, atua em parceria com a Secretaria Municipal de Assistencia Social para o fortalecimento da rede de proteção integral.

Outra estrutura funcional é o CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) que tem por finalidade disponibilizar ao trabalhador e empregador um conjunto de ações e serviços contribuindo para a sustentabilidade da política de desenvolvimento do município.

A Secretaria possui convênios com entidades, tais como: APAE, Casa de Jesus, Comunidade Porciúncula (Centro Social Santa Isabel), Lar da Criança Melvin Jones.

 “Mesmo diante deste momento atípico, estamos nos mobilizando para colocar em prática novas iniciativas e avanços na estruturação das políticas públicas de Assistência Social”, disse Denise.  Por sua vez, o prefeito Lucas Foroni concluiu “Embora os desafios sejam grandes fazemos parte da mudança e faremos mais e melhor para atender as demandas da nossa população”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias