SOS INFORMATICA
SISTEMA DE SAÚDE

Com UTI's lotadas, Dourados volta a encaminhar pacientes de Covid a outros municípios

06/01/2021 08h32
Por: Redação
Fonte: Douradosnews

Não há mais vagas em leitos de públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis nos hospitais de referência para atendimentos a pacientes diagnosticados com o coronavírus (Covid-19) em Dourados. 

Na manhã desta segunda-feira (4/1) três moradores de Dourados aguardavam na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) por vaga em leito de UTI. 

Um dos pacientes, que já aguardava pelo leito hospitalar em estado de saúde grave por mais de 24 horas, foi encaminhado para Ponta Porã.

A informação foi encaminhada à redação do Dourados News e confirmada pelo prefeito Alan Guedes (PP) durante entrevista.

A situação do sistema de saúde, especificamente com relação aos atendimentos de casos de Covid, foi comentada pelo prefeito de Dourados que assumiu o comando do CAM (Centro Administrativo Municipal) na sexta-feira passada (1). 

“Essa é uma realidade. O Estado fez um remanejamento e reforçou os atendimentos em cidades da nossa microrregião. Ponta Porã, Naviraí e Nova Andradina tiveram aporte de leitos, isso ajuda para as duas vias, tanto daqui para lá, quanto de lá para cá. Como estamos nesse deficit de leitos, isso acaba sendo necessário”, explicou.

Com relação as tratativas por novos leitos, Guedes fez menção as dificuldades em contratar profissionais de saúde para atuar nos hospitais da cidade. 

“Nós estamos esbarrando em problemas com relação principalmente aos recursos humanos. Dificuldade em [contratar] médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A falta desses profissionais dificulta a habilitação de mais leitos”, disse.

‘INCÊNDIOS’

Estes e outros assuntos relacionados aos problemas do sistema de saúde de Dourados foram tratados neste domingo (3/1) em reunião com a presença do novo secretário de saúde, Frederico de Oliveira Weissinger; do secretário-adjunto de Saúde, Edvan Marcelo Morais Marques; e do diretor-presidente da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados) o advogado Milton Batista Pedreira Júnior.

O prefeito Alan Guedes disse ao Dourados News que problemas mais urgentes como a falta de profissionais de saúde para atuar nas unidades hospitalares, já estão sendo pensados desde o final do ano passado pelo secretário, Weissinger. Ele deve se reunir em breve com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira.   

Porém, o atual chefe do poder executivo de Dourados afirma que o objetivo principal é resolver também os problemas a longo prazo e proporcionar tranquilidade para o setor. “A gente precisa resolver isso e parar de apagar ‘incêndios’”, pontuou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias