SOS INFORMATICA
RIO BRILHANTE

Escola agrícola de Rio Brilhante está formando 23 técnicos em agropecuária neste ano

25/11/2020 10h33
Por: Redação
Fonte: Da Redação

A Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR – funciona regularmente desde 1996, formando jovens assentados da reforma agrária, jovens da agricultura familiar camponesa e de comunidades dos povos tradicionais do Estado do Mato Grosso do Sul em Técnico em Agropecuária, através da metodologia da Pedagogia da Alternância.

 A formação técnica em agropecuária tem possibilitado aos jovens egressos da EFAR a inserção no mundo do trabalho de diversas maneiras. O trabalho mais intenso tem sido desenvolvido nas próprias propriedades, através de implementação de Projetos Profissionais em áreas produtivas, em especial, de bovinocultura leiteira, produção de cultivos anuais e de hortaliças para a venda nos municípios de origem.

A história da Escola Família Agrícola é a história de uma educação que resgata os valores dos homens e mulheres do campo, colocados à margem do processo de desenvolvimento cultural, econômico e social. Uma educação que busca propor condições para que o jovem permaneça em suas propriedades com condições de acesso à educação, lazer, cultura e renda. Que propõe mudanças e transformações do meio.

A Escola é comunitária, sem fins lucrativos e itinerante. Desde 1996 já passou por vários municípios do estado de Mato Grosso do Sul.  Parte de sua gestão é de responsabilidade da associação mantenedora ACAFATS - Associação Coletiva dos Agricultores Familiares Solidária que é composta por pais de estudantes e egressos do curso técnico. A ACAFATS mantém convenio com o município desde 2019.

O corpo docente das disciplinas regulares é formado por profissionais especialistas, mestres e doutores cedidos pela SEMED e o corpo técnico composto por engenheiro agrônomo, veterinário e zootecnista é mantido pela Associação.

A escola atualmente recebe alunos de 12 municípios do estado no qual estudam o nível médio integrado ao técnico na forma de alternância, ficando 15 dias internos na escola e 15 dias desenvolvendo atividades em suas propriedades.

E mesmo em meio a pandemia a escola não parou. No ano de 2020 a escola está formando 23 técnicos em agropecuária, onde suas defesas de trabalho de conclusão de curso acontecem na data de 24 e 25 de novembro de 2020.

Para maiores informações sobre a EFAR acesse o site da escola disponível no link: https://efarosalvo.org/. Informamos ainda que o edital de matricula para o ano de 2021 está aberto. Caso haja interesse entre em contato com a direção da escola ou com a secretaria de educação.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias