SOS INFORMATICA
ELEIÇÕES 2020

Não vai poder votar? Saiba como justificar pela internet

TRE-MS recomenda que eleitor evite ir à seção se não for votar

09/11/2020 10h34
Por: Redação
Fonte: MIDIAMAX

O voto é obrigatório para todos os eleitores com idade entre 18 e 70 anos, mas e se o cidadão não puder ir ao local de votação? Basta justificar a ausência, que neste ano, pode ser feita pela internet.

A fim de evitar aglomerações, o  (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) recomenda que se evite ir às seções para justificar, devido às restrições impostas para minimizar as chances de contágio da  (doença causada pelo novo coronavírus).

No dia da votação, que este ano será em 15 de novembro, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral, poderá apresentar os motivos de sua ausência por meio do aplicativo e-Título, das 7h às 17h. É importante lembrar que, caso esteja em cidade com fuso horário diferente, considere o horário do lugar em que está.

Apenas se não for possível fazer a justificativa pelo celular, procure uma seção. É preciso levar um documento oficial com foto, o número do título de eleitor e o formulário de justificativa impresso e preenchido, que pode ser baixado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

E se não for possível justificar na data da eleição? Neste caso, o eleitor tem 60 dias (cerca de dois meses) a partir do dia seguinte do primeiro ou , para se justificar.

Isso ser feito pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica. É possível anexar ao formulário do requerimento um documento que comprove o impedimento de comparecer no dia da eleição, como um atestado médico ou um comprovante de viagem.

 

Pelo aplicativo e pelo sistema do TSE, o cidadão poderá acompanhar o andamento do seu pedido, que será julgado pelo juiz de sua zona eleitoral.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias