SOS INFORMATICA
Mato Grosso do Sul

Ciclista de Chapadão do Sul assina contrato com equipe portuguesa e conta com apoio da Fundesporte

Revelação do ciclismo sul-mato-grossense, Kawãh David vai pedalar em Portugal. O jovem de 16 anos, natural de Chapadão do Sul, assinou contrato com...

22/04/2021 22h35
Por: Redação
Fonte: Secom Mato Grosso do Sul - Paulo Massaharu Yafusso
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Revelação do ciclismo sul-mato-grossense, Kawãh David vai pedalar em Portugal. O jovem de 16 anos, natural de Chapadão do Sul, assinou contrato com a Seissa ACR Roriz, de Barcelos, cidade pertencente ao distrito de Braga, uma das principais equipes de categoria de base da Europa. Com apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), o atleta embarca na madrugada desta quarta (22) para quinta-feira (23).

O ciclista ficará em solo português inicialmente por três meses, retornando em julho. Depois de duas semanas no Brasil, volta novamente ao país europeu, sistema que vai continuar até o fim do contrato firmado, em 2022. Devido à pandemia da Covid-19, Portugal suspendeu por tempo indeterminado os serviços de emissão de vistos em Embaixadas e Consulados, o que inviabiliza estadia de estrangeiros por mais de 90 dias.

Segundo o pai do atleta, Octavio David, o objetivo é permanecer no Velho Continente após a temporada 2022. “A Seissa Roriz forma apenas atletas juniores, mas sabemos que o Kawãh participando das competições europeias, com bons resultados e se destacando, outras equipes podem observar e se interessar, já pensando no profissional”. O jovem sul-mato-grossense tem como técnico, atualmente, Magno Prado Nazareth, douradense que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2019 de Lima, no Peru, e medalhista de prata na prova de contrarrelógio.

O talento de Kawãh foi observado em diversas oportunidades. A primeira “vitrine” foram os Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em Blumenau (SC), em 2019. O atleta esteve junto à delegação organizada e chefiada pela Fundesporte, representando Mato Grosso do Sul.

Na cidade catarinense estava o gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Fernando Firmino. Ciclista de destaque na competição nacional, o sul-chapadense foi convocado pelo dirigente para o “Training CampCiclismo de Estrada” da CBC, em janeiro de 2020, na cidade de Rio Claro (SP).

Durante o período de treinamento com a seleção de base brasileira, o atleta passou por uma série de avaliações e testes físicos padronizados para criação de banco de dados. “Usamos os resultados doTraining Campe enviamos a equipes europeias, entre elas a Seissa, que se interessou por mim”, revela Kawãh. “É um sonho, desde quando comecei a treinar e competir profissionalmente há dois anos. Não vai ser fácil ficar longe de casa, mas estou muito feliz com essa oportunidade”, completa.

 

“O Kawãh é um exemplo de que, com investimento desde a base, com os Jogos Escolares da Juventude, é possível competir em alto nível e chegar a ir para fora do país. Estamos na torcida. Para nós é um orgulho muito grande ver um atleta correr atrás de seus sonhos”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O ciclista de Chapadão do Sul já tem currículo repleto de títulos e estava sendo contemplado pela última edição (2019-20) do programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado. O sul-mato-grossense conquistou dois ouros inéditos para o estado na fase final dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) de 2018, em Natal-RN, na classe de 12 a 14 anos: foi campeão na prova por pontos (australiana) e na prova por resistência.

No mesmo ano, foi campeão brasileiro de estrada. Nos Jogos Escolares da Juventude de MS, etapa estadual organizada pela Fundesporte, o atleta faturou duas medalhas douradas, na prova de velocidade (contrarrelógio) e por pontos (australiana). O ciclista também coleciona medalhas de outros eventos nacionais de destaque: Volta Ciclística do Interior de Minas (Minas Gerais), Volta do Futuro (São Paulo) e Tour de Cuiabá (Mato Grosso), por exemplo.

Lucas Castro, Fundesporte

Foto de destaque: Divulgação/Bike76.com

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias