SOS INFORMATICA
RIO BRILHANTE

A exemplo de Sírio Borges, Rio Brilhante poderá ter novamente um prefeito jovem

07/10/2020 10h05Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: O centenário de Sírio Borges

Na data de 18/03/1907, na Fazenda Santa Cruz (hoje pertencente à Usina Maracaju), nasceu Sírio Borges – um jovem à frente de seu tempo.

Embora tenha oficialmente estudado apenas o necessário para ser considerado cidadão alfabetizado, sua sede de conhecimento o impulsionou a tornar-se auxiliar e aprendiz de dentista prático, aos 14 anos. Tão logo dominou o ofício, Sírio iniciou uma jornada como dentista de campanha nos arredores de sua região de nascença, pela qual viajava a cavalo a fim de cuidar da saúde de seus conterrâneos.

Aos 28 anos de idade (1935), Sírio Borges foi nomeado Prefeito do município de Caiuás (atual Rio Brilhante), por ato do então Governador de Mato Grosso, Mario Correa da Costa, e exerceu a função até o ano de 1937. Mais de 20 anos após o primeiro mandato, em 1962, Borges candidatou-se a prefeito para eleições diretas, nas quais logrou êxito, tendo recebido mais de 60% dos votos válidos.

Ambos os mandatos foram marcados por sua personalidade progressista, voltando-se à criação de escolas, melhoramento da saúde pública e melhorias na qualidade de vida da população em geral, abstendo-se de governar unicamente para um grupo de fazendeiros que, aproveitando-se da exaltação dos ânimos pelo golpe militar de 1964, aliaram-se ao vice-prefeito, a vereadores e ao poder judiciário ali instalado para, não apenas o exonerá-lo do cargo sob pretexto de ele ser “subversivo” (comunista), mas também para detê-lo e mantê-lo em cárcere privado.

Ao tomar conhecimento do lamentável episódio, o próprio regime militar de exceção determinou a anulação do ato de cassação e a reintegração do agora ex-prefeito. No entanto, a arbitrariedade causou tamanha revolta e sentimento de traição, que Sírio recusou-se a retornar ao cargo e encerrou sua trajetória política.

Quem teve o privilégio de conhecê-lo, não poupa elogios à sua mente brilhante, à busca intelectual constante, à simplicidade, humildade e altruísmo deste homem, cujo propósito de vida foi ajudar ao próximo e cujo legado vai muito além dos feitos enquanto político, mas reverberam naqueles que cultivaram as sementes do conhecimento e do progresso por ele plantadas. 

Sírio Borges provou a força da juventude e da vontade de ajudar o próximo.

Ao assumir o primeiro mandato como prefeito, aos 28 anos, teve a sabedoria e humanidade necessárias para olhar por seu povo e levar dignidade às vidas daquelas pessoas. Sírio faleceu aos 82 anos de idade e insistia em se dizer “um velho com espírito jovem”.

Seus feitos ecoam na história viva de Rio Brilhante, que agora apresenta a oportunidade de nos beneficiar novamente da força de vontade, coragem e humildade da juventude.

O município de Rio Brilhante tem a chance de eleger outro prefeito jovem, após tantos anos.

Se eleito, o candidato a prefeito Lucas Foroni, do MDB, será o prefeito mais jovem da história da cidade.

Lucas nasceu em Rio Brilhante, no dia 03/07/1995, é engenheiro agrônomo e filho de Silvana Centenaro e do ex-prefeito Sidney Foroni, com quem diz ter aprendido que por meio da política é possível transformar vidas.

Aos 25 anos de idade, o jovem esbanja coragem e atitude, o que já era de se esperar. No entanto, o que surpreende é sua rara capacidade de ouvir e dialogar em pé de igualdade com todas as tribos e faixas etárias.

Para Lucas Foroni, a atual conjuntura política e social é prova de que o atual sistema de “troca de favores” falhou miseravelmente e deixou um dos países mais promissores do mundo à beira de um colapso, que só deixará de ocorrer diante da quebra de diversos paradigmas, entre eles, a fragilidade ética (o famoso jeitinho brasileiro).

Nas palavras do candidato, “a história nos mostra que, de tempos em tempos, é necessário um salto de consciência de seus governantes para que a gente continue evoluindo e alcance o progresso. Essa é a hora da mudança. A história está acontecendo nesse exato momento e seu curso está em nossas mãos”.

 

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias