SOS INFORMATICA
Tecnologia

Foto mostra sombra do helicóptero da Nasa enquanto voava em Marte

Ingenuity realizou com sucesso o primeiro voo em outro planeta de um equipamento projetado pelos cientistas aqui na Terra

19/04/2021 12h50
Por: Redação
Fonte: R7
Sombra do helicóptero Ingenuity em solo marciano após o primeiro voo - (Foto: NASA/JPL-Caltech)
Sombra do helicóptero Ingenuity em solo marciano após o primeiro voo - (Foto: NASA/JPL-Caltech)

A helicóptero que a Nasa enviou para Marte realizou com sucesso o seu primeiro voo nesta segunda-feira (19). O equipamento chegou a três metros de altura após a decolagem. O Ingenuity ficou no ar por apenas 30 segundos, apesar de breve, foi tempo suficiente para uma foto histórica de sua sombra em solo marciano. 

Saiba como helicóptero da Nasa fará seu 1º voo autônomo em Marte

O êxito do primeiro voo em outro planeta de um equipamento projetado na Terra foi confirmado pela informações do altímetro, equipamento que mede a altura, instalado pelos cientistas da Nasa.

"Os dados do altímetro confirmam que o Ingenuity realizou o primeiro voo de uma aeronave motorizada em outro planeta", anunciou um engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato, enquanto a sala de controle aplaudia.

Por conta da distância até Marte, o helicóptero não foi pilotado por um controle remoto aqui da Terra. A Nasa desenvolveu um algoritmo próprio para realizar a decolagem e o pouso da Ingenuity de forma automática.

O helicóptero da Nasa tem apenas 49 centímetros de altura e pesa 1,8 kg. Diferentemente dos rovers que estão explorando o planeta vermelho, a Ingenuity não carrega instrumentos para coletar dados. O objetivo da missão é permitir uma perspectiva aérea de Marte e da região em que o Perseverance pousou em 18 de fevereiro deste ano. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários