O Delegado-Geral da Polícia Civil – Lupérsio Degerone Lúcio esteve presente, na tarde desta quarta-feira (27), da cerimônia de formatura de 168 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). O evento aconteceu na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Campo Grande, e reuniu mais de 1.500 pessoas. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Justiça e Segurança Pública – Antônio Carlos Videira, além de familiares e amigos. Os novos soldados vão reforçar os trabalhos prestados pela Corporação em Campo Grande e nos municípios do interior do Estado.
Essa foi a maior turma de soldados já formada pelo CBMMS e conta também com a maior quantidade de mulheres da história. Composta por 38 mulheres e 130 homens, é ainda a primeira a ingressar no CBMMS com a exigência de diploma de nível superior.
Pronunciamento do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas.
“É um momento histórico na vida de muitas famílias. É o final de 10 meses de muita dedicação, pouco sono, apreensões. Não é para qualquer um. Tem que ter vocação, tem que ter perseverança, tem que ter força de vontade, capacidade de enfrentar desafios, doação. Os senhores chegam aqui não para o final, mas para o começo, o começo de uma longa carreira, onde passam governadores, parlamentares, a estrutura política do estado, mas os senhores e senhoras ficam e ficam porque são em quem a sociedade sul-mato-grossense confia no dia a dia, na hora da necessidade, na hora em que o desespero bate no coração de um pai, de uma mãe, de um irmão, de uma irmã, que liga para o Corpo de Bombeiros, que é quem pode estender a mão na hora da dificuldade. Parabéns aos senhores pela conquista. É a turma com o maior número de mulheres já presentes. Parabéns às mulheres de Mato Grosso do Sul, parabéns ao Corpo de Bombeiros Militar”, ressaltou o governador.
A turma recebeu o nome de Coronel José Reis Pouso Salas, (in memoriam) em homenagem ao primeiro Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros em MS. O homenageado é pai do atual Comandante-Geral, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, escolhido como padrinho dos novos soldados.
Um dos destaques da solenidade de formatura foi a homenagem prestada a todos os pais e familiares dos novos soldados, simbolizada pela entrega do distintivo do curso pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira ao seu filho, o soldado Carlos Augusto Batista Videira, integrante da turma.
Em 2016 o jovem sofreu um grave acidente e foi resgatado e salvo pela equipe do Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul. O episódio, que deixou marcas em seu corpo e em sua memória, o inspirou a seguir a carreira e ontem foi relembrado com emoção pelo Comandante Geral e pelo Secretário.
“O Corpo de Bombeiros devolveu um filho ao seu pai. Em nome do nosso secretário, representando aqui todos os pais e mães presentes e todas as pessoas que o Corpo de Bombeiros do Estado salvou e resgatou ao longo desses 54 anos. Secretário Carlinhos, hoje seu filho é entregue à sociedade para que outros possam viver”, afirmou o Comandante-Geral.
O Secretário de Segurança Pública agradeceu a homenagem, relembrou o acidente envolvendo o filho e a passagem de comando em que Coronel Frederico recebeu a espada de comandante-geral das mãos do pai.
“Um filho só sabe o que ele significa para um pai quando ele é pai. E um pai só pode aferir o valor de um filho quando quase o perde. E eu quase perdi o meu. Mas foram alguns amigos de infância, investidos no Corpo de Bombeiros Militar, que me devolveram ele. Eu dizia ao meu filho ‘faça aos outros o que fizeram por você, o que fizeram pra mim, te devolvendo’. Então, Frederico, eu lhe entrego o meu filho, com muita honra e confiança, como o teu pai te entregou para nós”, disse o secretário.
Ele lembrou ainda os esforços e investimentos empenhados pelo Governo do Estado na formação dos novos bombeiros militares. “Quando nós destinamos ao nosso maior patrimônio, que é o nosso efetivo, equipamento, capacitação, instrução, estamos valorizando esses homens e mulheres da segurança pública. Ao senhor, governador, todo o nosso agradecimento pelos equipamentos, pelas instruções, por tudo que o senhor tem dedicado às forças de segurança pública de Mato Grosso do Sul”, finalizou o Secretário.
O evento contou com participação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros e presença de autoridades civis e militares. A solenidade foi encerrada com o tradicional banho de mangueira aos novos soldados da Corporação.
Atualização do Fardamento
Os novos soldados participaram da solenidade de formatura já vestindo o novo fardamento de cor laranja adotado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.
Mais visível e chamativa, a farda tem a cor universal do salvamento e facilita a visualização dos militares pela população, principalmente em situações de ocorrências noturnas, locais de difícil acesso ou em meio à vegetação, por dificultar a camuflagem. Por esse motivo, melhora a comunicação visual com as vítimas e garante mais segurança aos bombeiros, que podem ser vistos a longa distância.
A atualização da cor é uma tendência nacional e o novo fardamento foi inserido no regulamento de uniformes da Corporação pela Portaria CBMMS/BM-1 Nº 399, de abril de 2024, sendo que a adaptação começou em julho deste ano. O objetivo é que a implementação aconteça gradativamente, atingindo todo o efetivo até meados de 2025.
Além do fardamento laranja, os novos soldados receberam também roupas de aproximação, composta por jaqueta, calça, capacete e bota. A vestimenta é classificada como Equipamento de Proteção Individual (EPI) indispensável em diferentes tipos de ocorrências, como incêndios e salvamento veicular. A roupa é confeccionada em várias camadas, com tecido resistente a cortes e perfurações. Além disso, possui barreira térmica e material retardante a chamas, assim como o capacete e a bota.
“Ao longo desse caminho o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul investiu três milhões diretamente ao ensino dos nossos militares. Essa solenidade é cheia de momentos marcantes e históricos, como o nosso novo uniforme, de cor laranja. O laranja é a cor universal do resgate, do salvamento, e todos os corpos de bombeiros do Brasil e do mundo estão começando a utilizá-lo. Hoje estamos entregando também 382 fardamentos de combate a incêndio para toda a tropa operacional e administrativa do Corpo de Bombeiros”, destacou Coronel Frederico.
Curso de Formação de Soldados
O Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2024 teve início em 15 de janeiro deste ano e foi realizado na modalidade presencial. Inicialmente, 208 alunos ingressaram no curso e, ao final, 168 concluíram com sucesso a formação. A conclusão do curso ocorreu em 27 de novembro de 2024.
Com uma carga horária total de 1.899 horas-aula, o curso foi estruturado com 330 horas dedicadas a disciplinas gerais, 1.075 horas a disciplinas específicas, 270 horas de atividades complementares e 224 horas de estágio operacional supervisionado.
As aulas aconteceram na Academia de Bombeiros Militar e em locais externos, adequados para os treinamentos práticos. Os alunos realizaram também atividades de campo no início e no final do curso, com instruções diversas sobre resgate em locais de difícil acesso, resgate aquático e busca terrestre, entre outras atividades.
Após o intenso período de formação, os novos soldados estão prontos para atuar em diferentes missões nas unidades do Corpo de Bombeiros instaladas por todo o estado, aplicando os conhecimentos adquiridos e contribuindo significativamente para otimizar o atendimento à sociedade sul-mato-grossense.
Inclusão de novas disciplinas
Visando um melhor atendimento à população, neste ano uma iniciativa inédita incluiu na grade curricular do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros três novas disciplinas.
A primeira delas foi a de Primeira Intervenção em Crises de Suicídio e Emergências Psiquiátricas. O objetivo foi aprimorar as habilidades dos novos bombeiros militares para lidar com situações de crise emocional e atender melhor as pessoas que necessitam desse tipo de apoio.
Outra disciplina adicionada foi a de Operações Bombeiro Militar, voltado à capacitação dos soldados para integrar equipes de socorro que atuarão em cenários de ocorrências complexas, envolvendo múltiplas vítimas, como por exemplo, desabamentos e grandes incêndios em edificações.
A terceira disciplina incluída na grade foi a de Salvamento Veicular, antes ministrada dentro de outra matéria. Agora, com uma abordagem mais específica, os soldados receberam conhecimentos teóricos e práticos sobre atendimento a acidentes de trânsito simples e complexos, com resgate de vítimas da forma adequada, respeitando todos os protocolos de atendimento.
Confira mais fotos: https://bit.ly/412Yof6
Assessoria de Comunicação Corpo de Bombeiros – CBMMS
Sensação
Vento
Umidade