Literalmente com muita luta, garra e determinação foi o que enfrentaram os atletas, Erick Silva Santos (15 anos) e Elton Lucas Martins da Conceição (13 anos), para participarem do Campeonato Brasileiro de Taekwondo. Ambos são do Centro de treinamento Paulo Cunha, academia é localizada na Vila Maria, em Rio Brilhante.
Erick e Elton que treinam desde os sete anos de idade com o professor Paulo Cunha que é faixa preta em diversas modalidades (taekwondo, Jiu-Jitsu, karatê Kiokishin keshinkai, krun muay de muay Thai) e instrutor de boxe, além de ser federado em todas essas artes marciais. Os atletas começaram desde muito cedo com o professor que tem muita experiência e técnica, e souberam utilizarem tudo que aprenderam e conquistaram várias medalhas de ouro em 2022, dentre elas a do Brasileiro.
Em 2022 o professor conta que os dois atletas participaram dos Campeonatos Estadual e Centro Oeste, Copa MS, e Campeonato Brasileiro. “Erick lutou até 75 kg e o Elton Lucas até 53 kg, em todos os campeonatos a dupla Rio-brilhantense subiu no lugar mais alto do pódio, conquistando sempre o primeiro lugar e levando o nome da Pequena Cativante, por todo país”. Disse o professor.
Mas para chegar até essas conquistas Paulo relata que levou muitos nãos, “Não tivemos apoio por parte da prefeitura, sempre a mesma conversa vamos ver mais para frente, no momento não temos orçamento, e mesmo assim corremos atrás. Esse sonho não é só meu, e sim dessas crianças, que treinam todo dia, e inclusive sonham com essas competições, e eu como faço parte desse sonho não posso abandonar meus alunos”. Completou.
“Para o Brasileiro eles ajudaram com o transporte até Campo Grande, de lá até Caldas Novas, Goiás, tivemos o apoio do governo do estado que levou nós até lá, e nós viraramos, fizemos vaquinha, entre os pais, mestre Cléo Rossati, amigos e atletas para conseguir levar a garotada até a competição”. Comentou Paulo.
“Durante a realização do antigo JERB (Jogos Escolares de Rio Brilhante) e atualmente OERB (Olimpíadas Escolares de Rio Brilhante), abri minha academia para que a competição de Taekwondo fosse realizada, cedendo local, materiais, energia, água e todo espaço pudesse ser aproveitado de maneira correta que a modalidade exige, e não cobrei nenhum real, e juntamente comigo o mestre Cléo e professor Higor formamos o trio de arbitragem da competição, sem remuneração alguma”. Finalizou o faixa preta.
A redação do jornal Rio Brilhante News, procurou a assessoria de comunicação da prefeitura, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.
Sensação
Vento
Umidade