SOS INFORMATICA
LUTO

Morre Delinha, a Dama do Rasqueado, aos 85 anos

A artista foi vítima de uma pneumonia, ficou internada por onze dias até receber alta no dia 25 de maio e se recuperava em casa

16/06/2022 07h16
Por: Michael Franco
Foto: Reprodução - Redes Sociais
Foto: Reprodução - Redes Sociais

Delanira Pereira Gonçalves, conhecida por todos os sul-mato-grossenses como Delinha, morreu em Campo Grande, aos 85 anos. A informação foi confirmada pelo filho da cantora, João Paulo Pompeo. A artista foi vítima de uma pneumonia, ficou internada por onze dias até receber alta no dia 25 de maio e se recuperava em casa.

O filho comunicou o falecimento da "Dama do Rasqueado" por meio de uma publicação nas redes sociais. “Quero comunicar o falecimento da minha mãe, está com Deus Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”.

Delinha nasceu em Vista Alegre, distrito de Maracaju, em 7 de setembro de 1936. Mudou-se com os pais para Campo Grande quando tinha 8 anos de idade e foi morar na então casa de madeira, a tão famosa "Velha Casinha", no Bairro Amambaí, onde viveu até seus últimos dias.

A cantora contava com os cuidados da família e também de uma cuidadora, que acabou acionando o filho, que estava trabalhando. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e médico de uma rede hospitalar da capital foram até a casa, onde confirmaram sua morte.

Carreira

Na infância, a artista gostava de cantar “A Jardineira”, de Orlando Silva, fato que chamou atenção da mãe e levou Delinha ao coral da Igreja Perpétuo Socorro. Ali começou sua relação com a música. Por causa da arte, conheceu Délio, companheiro em mais de 50 anos de carreira. Os dois se casaram em 1958 e ganharam o apelido de “casal de onças do Mato Grosso”. Foram 19 LP's, 2 Compactos, 14 78 rotação, 4 CD's e 2 DVD's. Até hoje é a dupla e os artistas sul-mato-grossenses com a maior discografia da história do Estado com 32 títulos.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários