"Foi uma sensação de desespero, não sabia o que fazer, quando vi que não ia conseguir apagar o fogo, foi um sentimento de perda". Dessa maneira o psicólogo Washington Mariano, 30 anos, descreve os momentos que passou, no último domingo (22), quando se aproximava do local onde faria a prova de um concurso público em Campo Grande e seu carro pegou fogo.
Morador de Rio Brilhante e servidor da Assistência Social, ele levou o Ford Ka comprado em 2019 para revisão no dia anterior, justamente para ir com segurança até a capital. Fato contado por Washington nas muitas matérias repercutidas após o fato. "Estava tudo ok. Não apareceu nada indicando temperatura no painel. Ele afogou e eu tentei dar partida pelo menos umas três vezes. Depois, fez um estalo e começou a pegar fogo. Puxei o freio de mão, peguei minha bolsa e tentei apagar com extintor".
Veja o vídeo:
Além do carro incendiado, outro fator peculiar na saga do concurseiro é que, mesmo após ter o veículo destruído, ele foi até o local de prova e participou do concurso. Tudo por conta de palavras ditas por uma militar do Corpo de Bombeiros. "Ela falou: 'O que tinha para queimar aqui já queimou, vai atrás do seu futuro'. Me fez enxergar meu objetivo de estar ali. Aí apareceu um rapaz que disse que me levava pro concurso".
Agora Washington tenta se reestabelecer e amenizar as consequências do ocorrido. O veículo teve perda total, gerando cerca de R$ 20 mil em prejuízo. "Era meu único e principal meio de transporte. Hoje estou bem, tentando me adequar a rotina sem o carro, correria do dia dia, trabalho, escola do meu filho. Tentando seguir em frente".
Se existe um lado bom nessa história, além de não haver danos físicos, é a solidariedade. Os colegas de trabalho do psicólogo organizaram uma vaquinha on-line para ajudá-lo em meio ao momento delicado. Qualquer pessoa pode colaborar, doando a quantia que considerar necessária para contribuir.
A solidariedade e sensibilidade das pessoas também o motivam a seguir. "O vídeo repercutiu bastante. Muita gente entrou em contato até de Portugal querendo ajudar. É muito emocionante".
Mais detalhes
Estudioso, Washington havia se preparado bem para a prova. No entanto, infelizmente, naquele dia, as respostas acabaram ficando em segundo plano. Mesmo abalado, ele tentava se acalmar e se manter atento ao concurso. "Estudei bastante, não tenho certeza se fui bem, pois estava bem nervoso, pelo ocorrido".
Ele conta que um sonho da mãe também faz parte do cenário de cinema que viveu no fim de semana. "Ela sonhou que meu carro caía em uma ribanceira".
Inexplicável ou não, fato é que a força de vontade e a ajuda de outras pessoas naquele momento difícil fizeram com que ele saísse vitorioso e ileso da ocasião. Agora o momento é de se reerguer e recuperar os danos materiais. Todo mundo pode participar disso.
Vaquinha
Você pode ajudar o Washington na vaquinha on-line, colaborando com qualquer valor. Basta clicar no link abaixo e participar da rede de solidariedade.
Sensação
Vento
Umidade