SOS INFORMATICA
ELEIÇÕES 2022

Partidos escolhem Simone Tebet como 3ª via, mas senadora aguarda confirmação

Nome da senadora é consenso na disputa pela Presidência por apresentar baixa rejeição nas pesquisas realizadas

19/05/2022 09h14Atualizado há 1 mês
Por: Michael Franco

Mesmo com desentendimentos internos, MDB, PSDB e Cidadania adiantaram nesta quarta-feira (18) que a senadora Simone Tebet (MDB) deve ser a representante da chamada terceira via na disputa pela Presidência da República. Uma pesquisa chegou a ser contratada, no entanto, os dirigentes das legendas evitaram comentar sobre o levantamento.

A senadora segue a mesma tendência e evita falar sobre o assunto. Ela conta que a deliberação final dos partidos deve acontecer na próxima terça-feira, dia 24. “Não fui comunicada oficialmente ainda. A política é dinâmica, assim como é na eleição, vou aguardar o resultado até terça-feira”.

O principal obstáculo em definir logo o nome da terceira via vem do ninho tucano. O PSDB está dividido, tendo em vista que o ex-governador de São Paulo, João Doria, insiste na pré-candidatura, mesmo com alta rejeição nas pesquisas e pontuar pouco nas intenções de voto. Ele se apoia no argumento de que venceu prévias da legenda, em novembro de 2021.

Os presidente tucano, Bruno Araújo; do Cidadania, Roberto Freire; e do MDB, Baleia Rossi, convocaram a imprensa nacional ontem após se reunirem. Eles evitaram citar nomes diretamente, mas nos bastidores, o que mais ganha força é o de Simone, por ter baixa rejeição.

Roberto Freire chegou a comentar que a posição está definida, mas tudo depende da aceitação dos componentes dos partidos. “Chegamos a um consenso, mas não somos nós quem vamos decidir. O que nós aqui acordamos é que vamos levar nossa posição, cada um a seu partido, e vamos dar tempo para o partido decidir. Fiquem tranquilos, nós chegamos a um consenso”.

O levantamento interno não pode ser divulgado porque não tem registro na Justiça Eleitoral, como prevê a legislação.

“A pesquisa nos trouxe alguns números que são muito positivos na construção de uma unidade de uma melhor via. Primeiro, o que já foi falado: a sensação da polarização é que ela prejudica os brasileiros. Esse é um dado extremamente relevante para construção de uma alternativa mais equilibrada, mais moderada que busque responder aos problemas reais dos brasileiros”. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários