SOS INFORMATICA
FRIO INTENSO

Próxima semana tem previsão de geada e mínima de 2ºC para Rio Brilhante

Dias da "Pequena Cativante" terão frio extremo com sensações próximas a zero grau

13/05/2022 08h44Atualizado há 6 dias
Por: Michael Franco

A próxima semana prepara frio extremo para boa parte de Mato Grosso do Sul com previsão de formação de geada em municípios da região sul, incluindo Dourados e Rio Brilhante. Se o prognóstico se concretizar, será fato raro e poderá trazer risco para lavouras.

De acordo com o Guia Clima da Embrapa, nos últimos 41 anos houve geada na região de Dourados durante o mês de maio em apenas sete ocasiões: 1986 (4ºC no dia 31), 1988 (3,7 graus no dia 31), 1990 (3,2ºC no dia 19 e 3 graus no dia 23), 1999 (3,9ºC no dia 21) e 2007 (3,8 graus no dia 25 e 3,9ºC no dia 30).

Segundo o pesquisador da Embrapa, Carlos Rietz, o frio previsto só deve trazer risco para as lavouras de milho, que estão se desenvolvendo bem, se a geada for mais forte. “Tem muito milho na fase reprodutiva, pendoando, muito sensível a geadas. O milho plantado cedo, no início de fevereiro, por exemplo, já está com os grãos duros e não corre mais risco. Vamos torcer para que a mínima fique próxima a 4 graus mesmo”.

Rio Brilhante

Conforme o Climatempo, as temperaturas seguem amenas em Rio Brilhante até a próxima segunda-feira (16), com mínima de 12ºC. A tendência é que os dias comecem frios com aumento gradativo da temperatura ao passar das horas.

A partir de terça-feira, dia 17, já existe alerta para queda brusca nas temperaturas. Nesse dia, a previsão mínima é 9ºC e os termômetros não devem passar dos 18ºC.

Na quarta-feira (18) a previsão é de geada. A temperatura mínima prevista é de 2ºC com máxima de 18 graus. Para os dois dias seguinte a tendência é que as mesmas condições aconteçam, já para o sábado, dia 21 de maio, o frio atinge seu nível mais extremo. O Climatempo prevê mínima de 1ºC para Rio brilhante.

Os termômetros se normalizam somente na outra quarta-feira (25), quando a mínima será de 12ºC, aumentando gradativamente.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários