E-mail

atendimento@riobrilhantenews.com

WhatsApp

67 9 9662-1868

SOS INFORMATICA
Câmara dos Deputados

CCJ aprova criação de Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Bia Kicis recomendou a aprovação do projeto A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputad...

25/11/2021 19h05
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Bia Kicis recomendou a aprovação do projeto - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Bia Kicis recomendou a aprovação do projeto - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 940/21, da deputada Luisa Canziani (PTB-PR) e outros, que institui o Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular, a ser celebrado anualmente em 5 de maio.

A relatora na CCJ, deputada Bia Kicis (PSL-DF), apresentou parecer favorável ao texto que, por ter tramitado em caráter conclusivo, poderá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário. 

A data será comemorada em 5 de maio por ter sido nesse dia, em 2009, que foi publicada a Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça, que garante à pessoa com visão monocular o direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes. 

Conforme justifica a autora da proposta, deputada Luisa Canziani, “a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a visão monocular como deficiência visual em razão da perda da visão binocular (nos dois olhos). Essas pessoas apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais. Além disso, são alvos de discriminação”.

“A instituição do Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular ensejará a realização de debates e campanhas de alerta para conscientizar a população sobre o tema e, com isso, evitar a discriminação e permitir a participação dos monoculares na vida em sociedade com o pleno exercício da cidadania”, afirma a deputada.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários