SOS INFORMATICA
RIO BRILHANTE

Publicitário de Rio Brilhante relata a importância do Marketing para pequenas e médias empresas

30/09/2021 14h08
Por: Redação
Fonte: Da Redação

Um dos maiores mitos sobre o marketing é de que ele seja apenas para grandes empresas. Embora esse conceito esteja mudando, ainda ou ouvimos muito por aí, principalmente por empresários ou comerciantes que não se atualizaram para o mercado atual.

Nos últimos anos percebemos que as pequenas e médias empresas vêm buscando utilizar cada vez mais algumas técnicas de Marketing com o objetivo de destacar seus diferenciais, ganhar mercado e aumentarem suas vendas. Elas conseguem realizar técnicas que precisam inicialmente de pouco investimento, mas que exige o aconselhamento de um profissional qualificado para tal assunto, que saiba conduzir o serviço, pois o comprometimento, domínio e paciência são fundamentais para que os resultados comecem a aparecer. Para iniciar qualquer ação de marketing é preciso controlar a ansiedade e entender que o Marketing não produz milagres, ou seja, resultados imediatos. Ele atende todos os tipos, tamanhos e segmentos de empresas.

Embora muito empresários pensem dessa forma, não é caro investir em Marketing para pequenas e médias empresas. Por exemplo, uma sorveteria de bairro não precisa fazer uma grande campanha, envolvendo vários públicos, é apenas necessária uma campanha local, divulgando seus diferenciais perante seus concorrentes, o suficiente para o reconhecimento da empresa e fidelização da clientela, utilizando mídias que envolvam apenas seu público alvo de acordo com seu objetivo.

Os fatores que precisam ser levados em conta é o tipo de empresa, seu produto chave, seu público alvo e seu orçamento disponível para as ações. Existem várias ações de baixo custo que podem ser realizadas em pequenas e médias empresas, muitas delas podendo ser realizadas com custo zero.

Divulgue seus pontos fortes, use as mídias sociais, envie mensagens de texto, mande e-mails (grátis), coloque pequenos vídeos na internet, se espelhe em grandes marcas, divulgue suas conquistas (grátis), leve o público para dentro de sua empresa através de eventos promocionais, anuncie em mídias alternativas (facebook, instagran, whatsapp, outdoor, adesivos, propaganda em sites), invista em parcerias, facilite a vida dos clientes aumentando o mix de produtos, aproveite datas comemorativas, ouça seus clientes (principalmente os antigos), estimule o boca a boca (grátis), ofereça amostra grátis, dê plena atenção ao pós-venda (grátis), faça promoções relâmpago, e o principal: mime seu cliente.

“Se você pensa que o Marketing é um assunto apenas para grandes empresas, é melhor mudar de opinião. O Marketing pode e deve ser feito até pelo engraxate!”. João de Simoni – Presidente da Academia Brasileira de Marketing.

Patrese Marengo Rios, é formado em produção publicidade pela UNIGRAN e cursando pós-graduação em Marketing Digital e empresarial. Atua na área de propaganda há mais de 8 anos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários